Lançado em 1972 no Brasil pela Grow, o "War" tem um tabuleiro que imita o mapa-mundi e fez muito sucesso nos anos 80 e 90. O objetivo dos jogadores é dominar uma determinada região do mundo que é sorteada para cada um no início do jogo. Nenhum dos participantes pode saber qual continente o outro deve dominar, e tudo fica mais emocionante quando um lugar é disputado por mais de um jogador.
O jogo é inspirado no “Risk”, fabricado pela Hasbro, que foi vendido no Brasil entre 2009 e 2010. Na época em que o "War" foi lançado, o mundo vivia conflitos como a Guerra do Vietnã e a Guerra Fria, quando os Estados Unidos e a extinta União Soviética eram inimigos.
“Ele fez muito sucesso nos anos 80 e ainda faz por ser um jogo de estratégias, táticas e sorte. O desafio e a vontade de ocupar continentes dá um desejo de poder e de conquistar o mundo”, explica Marcelo Patti, colecionador de brinquedos antigos.
O jogo tem algumas semelhanças com o xadrez, já que nos dois jogos os participantes devem pensar bastante antes das jogadas. Mas no “War” são necessários no mínimo três jogares e é preciso ter um pouco de sorte com os dados. “A diferença é que o "War" é puramente estratégico e é preciso ter um pouco de sorte, e no xadrez é preciso ter apenas raciocínio lógico”, explica Marcelo.
Para a Grow, o jogo faz sucesso até hoje porque mexe com o imaginário das pessoas. “Nele você assume o papel de um general, comandando um grande exército. E seus amigos, durante o jogo, transformam-se em 'inimigos', também à frente de exércitos poderosos”, explica Gustavo Arruda, gerente de marketing do fabricante.
Segundo ele, o “War” foi o primeiro jogo para o público jovem e adulto lançado no Brasil e a grande diferença dele para os outros jogos de tabuleiro era que a melhor estratégia definia o vencedor.
Marcelo Patti explica que os jogos de tabuleiros ensinam a pensar, organizar e socializar, e o “War” é diferente porque o jogador precisa ser criativo, organizado e ter um pouco de sorte.
O jogo existe hoje em cinco versões diferentes, como “War Cards”, “Batalhas Mitológicas” e “Império Romano”, e já foram vendidos mais de 3 milhões de unidades. A série de filmes "Star Wars" já foi tema do jogo, que também já teve uma versão em espanhol.