UOL CriançasLivros - Crianças

Visual do site
  • Picolé
  • Camuflado
  • Neon
  • Jardim
  • Guloseimas
  • Balões

O Diário de Pilar na Grécia

IMAGEM
Ficha
Idade:A partir de 10 anos
Editora:Zahar
Autor:Flávia Lins e Silva
Ilustrador:Joana Penna
Páginas:152
Data de Edição:2010

GABRIELA ALBUQUERQUE
Da Redação

Quem tem diário sabe que, normalmente, as páginas desse caderno servem para registrar segredos e histórias que acontecem no dia a dia. Tem horas em que o diário serve para guardar histórias divertidas e, em outras, momentos não tão legais.

Algumas pessoas guardam a sete chaves tudo o que escrevem nesse caderninho companheiro, pra ninguém ler. Mas outras têm coisas tão interessantes para contar que o diário delas acaba até virando livro.

Foi exatamente isso que aconteceu com o diário da personagem Pilar, criada pela escritora Flávia Lins e Silva. A aventura que a pequena garota viveu em uma viagem à Grécia foi tão legal que acabou se transformando em livro infantil. Por isso, o UOL Crianças resolveu entrevistar a personagem Pilar, que foi muito simpática em reservar um tempinho entre suas viagens e seus deveres da escola para conversar com a gente.

  • Joana Penna

    Pilar abraça o globo terrestre. Qual será a próxima viagem dela?

UOL Crianças - Oi, Pilar. Tudo bem com você?
Pilar - Tudo ótimo! Acabo de chegar da Grécia e já estou pronta para viajar de novo!

UOL Crianças: Qual é o seu nome completo e a sua idade?
Pilar - Meu nome completo é Pilar Buriti. Eu só tenho o sobrenome da minha mãe porque meu pai resolveu dar a volta ao mundo antes de me conhecer e está demorando um pouco demais para voltar... Tenho dez anos!

UOL Crianças: Como é ter um menino, o Breno, como melhor amigo?
Pilar - Eu e Breno crescemos juntos, somos vizinhos, moramos no mesmo prédio. Ele vive inventando coisas que nem sempre funcionam e às vezes eu sou a cobaia dele e me quebro toda. Mas, fora isso, até que a gente se diverte bastante junto.

UOL Crianças: Nessa viagem à Grécia, você também arranjou uma nova amiga, a Helena. Foi legal ter conhecido ela? Pra quem ainda não leu o livro, como ela é?
Pilar - Helena é muito legal, mora na Grécia numa praia linda, só é um pouquinho medrosa. Ela é apaixonada por Hércules e na nossa aventura a gente acaba encontrando o grande herói. Mas confesso que fiquei meio decepcionada com ele. Hércules tem muito músculo, mas às vezes perde a cabeça, sabe?

UOL Crianças: Neste diário você conta que encontrou um gatinho lindo. É legal ter um bichinho de estimação?
Pilar - Meu gato se chama Samba. Ele ainda é filhote, tem o pelo branco e as patas achocolatadas. Não foi nada fácil convencer minha mãe a deixar o Samba morar com a gente, mas no fim ela acabou concordando. Ufa!

UOL Crianças: Além da Grécia, para quais outros lugares você já viajou?
Pilar - Com minha rede mágica posso viajar muito, mas nunca sei onde vou parar. Já estive na Bahia, e, no sábado passado (24) estive em São Paulo e adorei a visita. Aí na sua cidade, eu fui ao Museu do Futebol e ao da língua portuguesa. Só esqueci de levar minha galocha colorida, estava a maior chuva! Tomara que minha rede ainda me leve a muitos lugares maravilhosos: Índia, China, Amazonas...

UOL Crianças: Neste diário, dá pra perceber que você é uma menina muito corajosa, não é mesmo?
Pilar - Eu sou curiosa demais e nem sempre penso no que vem depois. Como quero descobrir o que está ali pela frente eu vou indo, vou indo... e nem sempre as coisas acabam bem. A gente às vezes enfrenta coisas difíceis, né? Mas eu prefiro me arriscar e conhecer o mundo do que ficar trancada o dia todo dentro de casa.

UOL Crianças: Como foi enfrentar tantas aventuras na Grécia?
Pilar - Foi incrível. Conhecemos o rei Midas, subimos ao Olimpo, quase caímos lá do alto, fomos parar no fim do mundo, foi surreal. Muitas vezes deu medo. Mas valeu!

UOL Crianças: Você já tem alguma nova viagem programada?
Pilar - Com a minha rede mágica, nunca sei onde vou parar, mas eu adoraria visitar o Amazonas, Machu Picchu, Índia, China, Japão... tenho uma lista imeeeeeensa!

UOL Crianças: Pilar, já que você é uma menina tão simpática, que tal mandar um recadinho para os leitores de UOL Crianças?
Pilar - Oi pessoal, quem quiser saber mais sobre minhas aventuras pode procurar meu novo “Diário de Pilar na Grécia” ou entrar no meu blog www.diariodepilar.wordpress.com

UOL Crianças: Um beijo, Pilar! Obrigada pela entrevista!
Pilar - Um abraço do tamanho do mundo! Beijinhos e obrigada!
 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host