UOL CriançasUOL Crianças
UOL BUSCA
Harry Potter

18/06/2010 - 17h59

"O parque é realmente incrível", diz Daniel Radcliffe na inauguração de O Mundo Mágico de Harry Potter

GABRIELA ALBUQUERQUE
Enviada especial a Orlando

Gabriela Albuquerque
Rupert Grint e Daniel Radcliffe na abertura do parque O Mundo Mágico de Harry Potter
MAIS FOTOS DA INAUGURAÇÃO
EMMA WATSON VISITA PARQUE

Depois de cinco anos de desenvolvimento e uma longa espera do público, na manhã de hoje (18), o parque temático The Wizarding World of Harry Potter (O Mundo Mágico de Harry Potter, em português) finalmente foi inaugurado em Orlando, na Flórida, Estados Unidos.

Com este lugar "mágico", espera-se que os fãs do bruxinho --ao menos os norte-americanos, pela proximidade do parque-- não se sintam totalmente orfãos e tenham um lugar para relembrar as histórias de Harry Potter quando os dois últimos filmes da saga criada por J.K. Rowling forem exibidos no cinema.

A expectativa criada em torno da inauguração foi confirmada durante a madrugada de hoje. Por volta das 5h da manhã (6h de Brasília), centenas de fãs já esperavam ansiosos a abertura dos portões do parque, marcada para às 10h. Neste horário, a fila já estava enorme.

A curiosidade para conhecer os cenários e as atrações criadas com a preocupação de manter o máximo de semelhança com o que foi mostrado nos filmes fez com que a maioria suportasse o calor úmido sob o sol forte e implacável de verão. Os mais fanáticos --e certamente corajosos-- se arriscaram, até mesmo, a se caracterizar com capas pretas e compridas e gravatas listradas usadas como uniformes pelos estudantes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Tudo pela autenticidade da causa.

O legado de Harry Potter
Bill Davis, presidente do Universal Orlando Resorts, onde o parque está instalado, foi o primeiro a falar à imprensa e ao público na manhã de hoje (18). Anunciado como um VIM, Very Important Muggle (muggle, que significa "trouxa" em português, é o termo usado para definir aqueles que não são bruxos) pelo mestre de cerimônias, que estava caracterizado como condutor do Expresso de Hogwarts, Davis disse que foi fantástico trazer à realidade um fenômeno cultural que capturou os corações e as mentes de milhões de pessoas em todo o mundo. "The Wizarding World of Harry Potter é, com certeza, o parque temático mais espetacular que já foi criado na história. As atrações vão envolver todos em muitas surpresas ao lado de Harry Potter e seus amigos", assegurou.

Logo depois, o apito do Expresso de Hogwarts foi acionado e a cortina branca, que foi colocada à frente da entrada do parque, anunciou a chegada de convidados especiais. Um por um, Warwick Davis (professor Filius Flitwick), Bonnie Wright (Ginny Weasley), os gêmeos James e Oliver Phelps (Fred e George Weasley), Matthew Lewis (Neville Longbottom), Tom Felton (Draco Malfoy), Michael Gambom (professor Albus Dumbledore) e, finalmente, Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Rupert Grint (Ronald Weasley) subiram ao palco para saudar o público. Para tristeza dos fãs da personagem Hermione, Emma Watson, que já havia visitado o parque antes, não apareceu.

"Nós tivemos a oportunidade de andar por aí e tudo é realmente incrível. Nós todos estamos muito gratos que a próxima parte do legado de Harry Potter tenha sido tão bem feita. Tudo é absolutamente fantástico e vocês terão uma maravilhosa experiência aqui, tenho certeza. Eu quero que vocês se divirtam muito!", disse Radcliffe.

Com os portões finalmente abertos, a multidão de pessoas foi sendo liberada aos poucos. Ao entrar, muitos caminharam diretamente em direção ao imponente Castelo de Hogwarts, onde está a Forbidden Journey (Viagem Proibida), atração mais esperada do parque. Pela frente, além de se entregarem à magia de um mundo cuidadosamente criado em detalhes, os visitantes teriam longas filas de espera para conhecer todo o universo do parque e um calor de mais de 30 graus, que nenhuma varinha mágica poderia amenizar. Mesmo assim, pelo que se ouvia falar portão adentro --em diferentes idiomas--, a satisfação de estar ali parecia compensar qualquer contratempo para a maior parte das pessoas.

(A jornalista viajou para Orlando a convite do parque da Universal)
 

Videos