UOL CriançasUOL Crianças
UOL BUSCA



27/02/2009

Documentário fala sobre o desejo de comprar das crianças; assista



Reprodução

Crianças falam sobre as coisas que mais gostam de fazer em cena do filme


THAÍS FONSECA
Da Redação


Há quem ache "bonitinha" a capacidade de crianças em citar marcas de celulares, de roupas e de brinquedos com propriedade, mas a "brincadeira" pode ser menos inofensiva do que parece. Expostos às propagandas, sobretudo na TV, os pequenos têm se mostrado eficazes para estimular o consumo dentro de casa, usando uma arma muitas vezes infalível: os pedidos aos pais.

Segundo o documentário "Criança, a Alma de Negócio", diante desta exposição, os filhos acabam ganhando a função de "mensageiros" para convencer os pais a comprar um produto. "Os anunciantes usam as crianças para passar um recado", diz a diretora Estela Renner.

Trailer do documentário "Criança, a Alma do Negócio"
ASSISTA AO FILME NA ÍNTEGRA


Criado em parceria com o Instituto Alana (ONG ligada à inclusão social) e lançado no ano passado, o filme tem sido exibido na TV Cultura e na internet. Crítico do excesso de propagandas direcionadas ao público infantil, o documentário chega a apontar, por meio de entrevistas, a uma regulamentação por parte do Estado. A ideia, diz Estela, é levantar a discussão e exigir limites, inclusive do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), órgão formado por publicitários e membros da sociedade civil responsável pela 'ética na publicidade'.

A tentativa desta e outras ações parece ter surtido efeito. Em fevereiro deste ano, dados mostraram que a fiscalização do Conar em relação a propagandas para crianças e adolescentes se tornou mais rigorosa em 2008 e 2009 (leia mais). Um dos motivos é a tentativa de evitar a proibição de comerciais infanto-juvenis pelo Congresso, onde tramita um projeto de lei.

'Paixão' por compras

Reprodução

Reprodução

Garotinha segura um controle remoto, em cena do filme "Criança, a Alma do Negócio"

De maneira didática, o documentário deixa claro sua reprovação aos hábitos de consumo das crianças entrevistadas. Escolhidas aleatoriamente em regiões de São Paulo, elas relatam a 'paixão' por comprar e mostram seus "objetos de desejo", como celulares, sapatos, roupas e brinquedos.

Numa das cenas mais emblemáticas, cinco delas têm que responder à questão: do que você gosta mais, comprar ou brincar? A resposta foi uma correria para que todas colocassem a mão no quadrado escolhido, ou seja, o das compras. "Ninguém gosta de brincar?", reage uma das meninas do grupo.

:: ASSISTA AO FILME NA ÍNTEGRA ::

Outro momento é quando as crianças têm seus conhecimentos sobre marcas famosas testados. Confrontadas com a imagem de um slogan de uma operadora de celular, por exemplo, elas mostram estar "por dentro", ao contrário do que acontece quando têm que mencionar os nomes de animais da fauna brasileira e os de vegetais.

Sob esta lógica, entram ainda temas como obesidade infantil e a maneira como os pais lidam com os pedidos frenéticos da criançada. "A reação deles costuma ser de desespero diante dos filhos, que querem tudo", afirma Estela, lembrando que este assunto vai além da publicidade. "Mostramos só uma parcela, mas para nos aprofundarmos sobre a relação entre pais e filhos precisaríamos de um outro documentário", diz.








12/11/2009 - 16h15
Dicas para fazer a criança comer de forma saudável

12/11/2009 - 16h14
Aprendizado dos filhos preocupa menos os pais do que vaga na escola

10/11/2009 - 11h57
Pai mostra à criança mundo além dos braços da mãe, diz especialista

03/10/2009 - 12h00
Mapa do Brincar mostra que hoje são as crianças que ensinam os adultos a brincar

03/10/2009 - 11h58
Para pesquisadores, crianças precisam ter mais contato com a natureza durante a brincadeira

30/08/2009 - 15h44
Crianças viram arma das TVs na guerra pela audiência

24/07/2009 - 10h13
Prorrogação de férias escolares para evitar gripe suína divide opiniões no Rio

24/07/2009 - 09h18
Travestis e transexuais são os mais afetados pelo preconceito na escola

24/07/2009 - 09h09
Debate sobre diversidade sexual ainda não chegou aos livros didáticos

23/07/2009 - 13h49
Hospital Infantil de SP aplica 'higiene do sono'

23/07/2009 - 13h47
Turma da Mônica deve procurar uma ''casa'' nova em SP


Hospedagem: UOL Host