UOL CriançasNovidades - UOL Crianças

Visual do site
  • Picolé
  • Camuflado
  • Neon
  • Jardim
  • Guloseimas
  • Balões

05/09/2012 - 08h00

Personagem de "ParaNorman" tem 8.800 rostos; veja história e curiosidades do filme

Denise de Almeida
Do UOL, em São Paulo

Norman tem 11 anos e muita gente da cidadezinha chamada Vale Feliz acha que o garoto é bem esquisito. Isso porque ele consegue ver e conversar com fantasmas, inclusive com sua falecida avó. Certo dia um homem bem estranho conta que o menino tem a missão de salvar todos de uma terrível maldição que ameaça a cidade. Aí começa a perigosa (e assustadora) aventura de "ParaNorman", animação que estreia nos cinemas brasileiros nesta sexta (7).

Fã de histórias de terror com zumbis, Norman é criticado por outros alunos de sua escola e até pela família dele, que não acreditam no que ele diz ver. Mesmo sendo piada para os colegas, o garoto consegue ser corajoso o bastante para ir até um cemitério antigo para tentar evitar que zumbis invadam a cidade. O problema é que ele não sabe bem como desfazer a tal maldição de uma velha bruxa e as coisas acabam ficando bem malucas na cidade.

A animação foi feita com a técnica do stop-motion, onde bonecos são fotografados em uma sequência que mostra diferenças bem pequenas de uma imagem pra outra. Ao assistir esse monte de fotos seguidas, temos a impressão de que os bonecos realmente têm vida. Para se ter ideia, cada segundo que vemos no filme é produzido por 24 imagens, chamadas de quadros.

Para cada personagem são criadas diferentes expressões faciais, para que seja possível vê-lo falar, gritar ou mesmo com uma cara de susto. Norman, por exemplo, precisou de 28 bonecos de corpo inteiro e cerca de 8.800 rostos diferentes. Isso torna possível criar aproximadamente 1,5 milhões de expressões faciais para o personagem.

Os rostos dos bonecos – e outras partes móveis - foram criados em uma impressora 3D colorida. "ParaNorman" é o primeiro filme em stop-motion a usar esta técnica para criar faces de reposição de seus personagens. Mais de 31 mil partes individuais de rostos foram impressas para a produção.

Outra curiosidade legal é que o cabelo do personagem principal tem 275 espetos. Ele foi feito principalmente de pelo de cabra, grudados com cola quente, gel de cabelo, tecido, supercola, adesivos, linha e arame. Depois de feito, foi finalizado à mão com tinta e tintura para cabelos humanos.

"Escrever 'ParaNorman' foi um trabalho de amor. Eu queria fazer um filme de zumbis para crianças - levar um mistério de 'Scooby-Doo' até sua conclusão lógica, ao invés de desmascará-lo - também existia uma ideia de 'e se...' que tinha a ver com meu relacionamento com minha avó. Então combinei tudo em um roteiro irreverente e cheio de aventura, também sobre identidade. Um dos temas do filme é 'Não julgue pela aparência'", conta Chris Butler, diretor da animação. Abaixo, conheça mais 8 curiosidades legais de "ParaNorman".

CONHEÇA MAIS 8 CURIOSIDAEDES SOBRE O FILME

É necessário de 3 a 4 meses para criar um novo personagem do início ao fim, não incluindo o desenho ou testes.
Existem aproximadamente 31.600 adereços feitos para ParaNorman.
Mais de 250 faces diferentes foram utilizadas em um só personagem para criar uma cena que dura apenas 27 segundos na tela.
O menor adereço "animável" feito para o filme foi o borrifador de perfume da mãe de Norman, que é usado no furgão para espantar o zumbi Juiz. Feito de latão e então cromado para ter a aparência de aço escovado, mede 5/8 de polegada e tem 1/8 de polegada de diâmetro, com um bocal de 1/16 de polegada de diâmetro - e realmente funciona!
A sequência do banheiro, quando Norman é procurado pelo fantasma do Sr. Prenderghast, levou 1 ano para ser filmada.
Para os cenários externos, mais de 900 metros de estradas do interior foram criadas com compensado reciclado e cobertas com 3 tipos diferentes de tinta. Além disso, 2.000 árvores individuais foram criadas com lascas de papelão para criar as florestas do filme. Se fossem colocadas em linha reta, essas árvores teriam mais de 3 quilômetros de comprimento.
8 versões diferentes da van foram feitas para a cena: 2 para as externas, 2 para as internas, 2 para a sequência do capotamento e com metade do tamanho das demais para tomadas de longa distância.
A oficina de modelos fez 26 veículos "animáveis" (com partes móveis). Todos capazes de se movimentar para a frente e para trás e a maioria com faróis, janelas e lanternas que realmente funcionavam. O furgão e a van tinham luzes funcionais, portas com dobradiças, cromados, suspensões e direções que funcionavam.

 

Veja mais

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host