UOL CriançasNovidades - UOL Crianças

Visual do site
  • Picolé
  • Camuflado
  • Neon
  • Jardim
  • Guloseimas
  • Balões

24/07/2012 - 00h01

Ganha quem ficar rico: saiba como foram inventados o Monopoly e o Banco Imobiliário

Celina Cardoso
Do UOL, em São Paulo

  • Famosos até hoje, o Banco Imobiliário e o Monopoly foram inventados há mais de 60 anos

    Famosos até hoje, o Banco Imobiliário e o Monopoly foram inventados há mais de 60 anos

Todo mundo já pensou em ser rico um dia, de verdade ou de brincadeira. De brincadeira é fácil. Existem dois jogos de tabuleiro muito famosos onde o objetivo é se tornar o mais rico de todos: o Monopoly e o Banco Imobiliário.

Os dois foram criados há mais de 60 anos e fazem sucesso até hoje! Eles imitam a compra e venda de imóveis e propriedades que acontecem de verdade e fazem a fortuna de algumas pessoas. 

O colecionador de brinquedos brasileiros Sérgio Campos explica que esse é o segredo da popularidade dos dois jogos. “A realidade que eles simulam está muito presente no dia a dia das pessoas. Além disso, os jogos unem toda a família”, afirma.

Os dois jogos usavam dinheiro de mentira para compra e venda, mas hoje também têm versões mais modernas, onde os pagamentos são feitos com "cartão de débito". Ambos têm ainda versões "Junior", feitas especialmente para crianças menores, e inspiradas em personagens.

Sérgio explica ainda que os brinquedos mostram para as crianças como é o mundo dos adultos. “A invenção desse tipo de jogo começou com a industrialização e o crescimento de grandes cidades, quando aumentou a procura por imóveis. O Banco Imobiliário foi inspirado no Monopoly e adaptado à realidade brasileira”. Isso porque o Banco Imobiliário trazia endereços de São Paulo e Rio de Janeiro para o tabuleiro.

Versões novas e antigas de Monopoly e Banco Imobiliário
Veja Álbum de fotos

Monopoly
Fabricado pela Hasbro, o Monopoly foi criado em 1934, mas só chegou ao Brasil em 2008. Ele foi inventado por Charles B. Darrow que estava desempregado, mas não perdia a esperança de ficar rico. Já foram vendidos mais de 200 milhões de exemplares do jogo, desde o lançamento até hoje! Atualmente ele existe em 103 países e em 41 idiomas diferentes.

Além da tradicional, existem versões temáticas como o Monopoly das bandas de rock Beatles e Metallica, filmes como o “Poderoso Chefão” e outros personagens, como "Os Simpsons".  

Em 2010, brasileiros puderam votar em lugares e monumentos brasileiros para fazerem parte do tabuleiro do Monopoly no Brasil. Os escolhidos foram Fernando de Noronha (PE), Bonito (MS) e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Banco Imobiliário
Criado pela Estrela, o Banco Imobiliário foi lançado em 1944 no Brasil, inspirado na compra e venda de imóveis, que era um bom investimento brasileiro na década de 40, e no Monopoly, que já existia em outros países. Hoje, o jogo também é vendido em alguns países da América Latina.

O Banco Imobiliário também tem versões temáticas como Turma da Mônica, Bob Esponja, Sustentável, Jogo de Cartas e Banco Imobiliário Brasil, que incluiu no tabuleiro pontos importantes das cidades de Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife e Belo Horizonte.

Esses lugares foram incluídos depois de um concurso realizado em 2008 com pessoas de todo o país.

Veja outros brinquedos clássicos
Veja Álbum de fotos

Veja mais

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host