UOL CriançasNovidades - UOL Crianças

Visual do site
  • Picolé
  • Camuflado
  • Neon
  • Jardim
  • Guloseimas
  • Balões

16/07/2012 - 06h00

Animação "Valente" mostra aventura de uma princesa para descobrir a verdadeira bravura

Celina Cardoso
Do UOL, em São Paulo

  • Em Valente, a princesa Merida desafia costumes e terá que enfrentar diversos perigos

    Em "Valente", a princesa Merida desafia costumes e terá que enfrentar diversos perigos

Em um reino muito distante, uma princesa quer poder escolher o seu próprio destino. Ela não entende o sentido dos ensinamentos que sua mãe se esforça para ensiná-la e quer fazer as coisas do seu jeito. O nome dela é Merida, que tem os cabelos cacheados tão rebeldes quanto sua personalidade. É a personagem principal do filme “Valente”, que estreia no Brasil no dia 20 de julho. 

A princesa é filha do rei Fergus, um homem bondoso e ótimo guerreiro, que conseguiu unir três clãs inimigos, liderados pelos lordes McGuffin, Macintosh e Dingwall, em um reino só. Ele perdeu uma perna em uma batalha contra o urso Mor’du e, por isso, usa uma perna de pau. O rei espera pela chance de poder se vingar. Por causa de Mor’du, ele adora caçar ursos.

Harris, Hubert e Hamish são os trigêmeos irmãos de Merida, que estão sempre atrás de doces. Fergus é casado com a rainha Elinor, mãe de Merida, a quem ele ama muito. É graças à diplomacia dela que o reino se mantém unido, apesar de os três lordes estarem sempre irritando um ao outro e preparados para guerrear.

A história começa quando Merida é ainda uma menininha. No dia do seu aniversário, ela ganha um arco e flecha de seu pai. Assim que recebe o presente, a princesa logo começa a treinar pontaria. Em um dos tiros, a flecha vai parar dentro da floresta. Então Merida vai busca-la e vê luzes mágicas azuis que ela ainda não sabe o que é.

Enquanto a princesa cresce, sua mãe tenta ensinar a ela boas maneiras, a história do reino e lições para que ela seja uma boa rainha, já que todos esperam que ela case e seja como Elinor. Mas Merida não quer se casar e nem ser igual a sua mãe. Ela quer poder viver o seu próprio destino, e não aquele que a mãe e as outras pessoas do reino esperam dela.

Certo dia, durante o jantar, a rainha Elinor anuncia que os jovens McGuffin, Macintosh e o Pequeno Dingwall, filhos dos lordes, aceitaram o convite para participar de um antigo costume: um desafio que decidirá quem se casará com a princesa.

Merida não gosta nada da ideia, mas ela tem um plano. É costume que a princesa decida qual será o desafio que os pretendentes devem disputar para tentar ser o noivo. Como ela é uma excelente arqueira, decide que quem conseguir acertar o alvo com arco e flecha ganhará sua mão em casamento.

Depois do último jovem lorde acertar o alvo, a princesa resolve ela mesma disputar o desafio para não precisar casar com ninguém. Por causa de sua atitude, Merida e a mãe brigam bastante e a menina acaba rasgando uma tapeçaria feita por Elinor que mostra a princesa, a rainha e o rei juntos.

Veja trailer dublado de "Valente"

Elinor fica mais brava ainda e Merida sai do castelo cavalgando em seu cavalo Angus, que também é seu melhor amigo. Enquanto está fugindo, a menina vê as luzes azuis que viu quando era criança e elas conduzem a princesa até a casa de uma bruxa. Merida então pede um feitiço para fazer sua mãe mudar de ideia e ela não precisar se casar. A bruxa aceita o pedido da menina, mas o encanto não sai como a princesa esperava!

Merida tenta desfazer o feitiço, mas não encontra a bruxa. O problema é que a princesa só tem dois dias para conseguir isso. E, enquanto a menina procura uma maneira de resolver o problema, os 3 lordes esperam por uma resposta sobre quem ganhará a mão dela.

Agora Merida terá de enfrentar uma série de perigos e descobrir qual é seu verdadeiro destino. A menina descobrirá que os ensinamentos de sua mãe servem para ela descobrir quem realmente é. 

Veja mais

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host