UOL CriançasLivros - Crianças

Visual do site
  • Picolé
  • Camuflado
  • Neon
  • Jardim
  • Guloseimas
  • Balões

Onde vivem os monstros

IMAGEM
Ficha
Idade:A partir de 6 anos
Editora:Cosac Naify
Autor:Maurice Sendak
Adaptação:Heloisa Jahn (tradução)
Ilustrador:Maurice Sendak
Páginas:40
Data de Edição:2009

DULCE ROSELL
Colaboração para o UOL Crianças

Quando escreveu "Onde vivem os monstros", Maurice Sendak talvez não tivesse a dimensão do quanto o livro revolucionaria a literatura infantil. Contando a história com uma linguagem simples, interrompendo a frase muitas vezes para criar um clima de suspense, o autor toca em um tema que faz parte do universo das crianças, mas que algumas vezes deixa até adultos confusos: os conflitos entre obedecer ou não ordens de pessoas consideradas superiores, como pais, professores e chefes.

E é esse dilema que vive Max, o garoto do cont  que, vestido com sua fantasia de lobo, faz bagunça em casa e é malcriado com a mãe, que o deixa de castigo sem jantar. Lá, ele se rebela e se transporta para uma floresta, depois viaja em um barquinho até chegar numa ilha, onde vivem os monstros.

Neste lugar, o menino se sente como rei, decide que é um monstro também e testa seu poder de autoridade com as criaturas do lugar, que a principio tentam assustá-lo, mas sem resultado. A patir daí, Max precisa escolher entre duas saídas: um mundo com regras e restrições ou um outro mundo onde ele é o rei.

O livro é o primeiro de uma trilogia que inclui "In the Night Kitchen" (De noite na cozinha, 1970) e "Outside Over There" (Lá fora logo ali, 1981). Em 2010, o longa "Onde vivem os monstros" estreou nos cinemas brasileiros, dirigido por Spike Jonze e com roteiro de Dave Eggers.
 

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host